Dentre vários aspectos da educação, como o autoconhecimento que inicia a busca do saber, a fantasia que deve abrir espaço para o verdadeiro, a visão global e o raciocínio que desenvolvem a capacidade de expressão. A educação também deverá abrir mais espaço para o lúdico e respeitar a individualidade no processo de socialização do ser, com o intuito de provocar uma mudança a respeito da aprendizagem.
A cada dia o mundo passa por inúmeras transformações, entre boas e más, no entanto, há uma necessidade de mudança. A única forma prática que se conhece para promovê-la está nas mãos dos educadores, que deveriam incentivar e conscientizar os seus alunados a fazerem uma análise geral dos acontecimentos, mostrando que devemos começar essa mudança a partir da nossa própria vida, deixando de lado as ilusões, para irmos de encontro com a realidade do nosso próprio raciocínio.
Devido o grande rótulo que muitos enxergam na educação, ‘parado e cansativo’, ela se torna para estes, muitas vezes descartável. A solução que se percebe, principalmente para os jovens, que são maioria, é o respeito à individualidade algo típico do ser humano, e a adaptação do lúdico nas atividades escolares, permitindo uma socialização que levará de encontro a uma aprendizagem reformada e promissora.
No entanto, muitos educadores travaram esta batalha. A complexidade do ser humano dificulta o processo, mas se a persistência for aplicada com o intuito de vencer, juntamente com a paciência, teremos no futuro a vitória sobre a guerra que trará a tão esperada mudança.
SANTOS. Euler Jackson Jardim. As Mudanças que a Educação pode provocar. Iramaia-BA. Agosto de 2009. Disponível em: https://prosasobreversos.blogspot.com/
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